O Copo Americano™ é um patrimônio nacional? Pode-se dizer que sim, mas como e por quê esse objeto tão simples chegou a esse patamar de tanto prestígio?
O que é cultura material?
Cultura material é uma vertente de estudo que enxerga os objetos como parte viva da história de uma comunidade. Os objetos não são meros espectadores que apenas existem para sua função, mas objetos que influenciam pessoas tanto quanto estas os influenciam, fazendo com que estes objetos sejam fontes valiosas de informação sobre os comportamentos culturais de sociedades. Estes objetos variam em seus usos materiais mas com o tempo acumulam significados simbólicos que contribuem para a construção da história e da memória de certa comunidade. O estudo da cultura material de uma comunidade pode, juntamente com outras vertentes de estudo, fornecer um vislumbre sobre como certas comunidades viviam.
O que isso tem a ver comigo?
(e com o copo)
A cultura material é algo vivo, e portanto mutável e sempre em desenvolvimento. O Copo Americano™ hoje ser visto como um patrimônio brasileiro pelos próprios brasileiros é um exemplo disso. Entender que os objetos, monumentos e costumes que dividimos hoje fazem parte do nosso patrimônio nacional também é entender que somos responsáveis pela herança cultural que será deixada para as próximas gerações. Falar de patrimônio cultural é mais amplo do que falar sobre apenas as peças que estão dentro dos museus e é importante entender que sua proteção ultrapassa essas paredes. O Copo Americano™ é importante justamente por não estar dentro de um museu, o seu simbolismo e a sua memória se mantém vivos pois ele se mantém vivo dentre nossa comunidade. Acesso a nossa história e ao patrimônio cultural é um direito de todos e a sua salvaguarda, seja ela na forma de mantê-lo vivo do lado de fora, ou protegê-lo dentro das construções de um museu ou universidade, é de nossa responsabilidade.

Acredita-se que a compreensão de que um objeto caseiro e corriqueiro, que não está inserido necessariamente em ambientes de conservação, tem impacto, história e pode ser visto sob um ponto de vista patrimonial constitui um contributo para o entendimento mais pessoal e empático do papel de cada indivíduo na conservação de nossas heranças culturais.

Informar-se sobre iniciativas de conservação local e nacional, pressionar os governos atuantes sobre melhorias de condições de instituições e projetos de conservação, apoiar grupos étnicos que lutam pelo acesso à sua memória, um passeio a pequenos e grandes museus na sua cidade ou até mesmo uma conversa de bar sobre o assunto são pequenas atitudes que podem ser tomadas para que esta discussão cresça e que possamos cada vez mais pautar nossa própria história.
O Copo Americano™ é um patrimônio?
Após 74 anos do seu lançamento, o Copo Americano™ é considerado por muitos como um ícone, e por outros como apenas mais um copo em meio aos centenas produzidos no Brasil. Para a empresa que o produziu, o copo foi um degrau importante do seu crescimento; já para seus usuários, ele pode ser apenas mais um utilitário que passa despercebido, como pode significar o seu café pela manhã ou a cerveja no final do dia. Para alguns, o copo é chamado, ainda, por um nome diferente – Lagoinha –, enquanto, para outros, demonstra-se como peça de design digna de representar seu país em um museu estrangeiro. Essa dicotomia do Copo Americano™ é, talvez, aquilo que o torna tão interessante. Este projeto e a dissertação de mestrado no qual este é baseado se propôs a explorar uma frase que é comum se ouvir por aí “o copo americano é um patrimônio brasileiro” e perceber seus desdobramentos dentro do ramo do patrimônio e no dia a dia dos seus usuários. Entendeu-se que esta resposta, no final das contas, era mais complexa do que a própria pergunta inicial e que a pretensão desta pesquisa não é oferecer um veredito final sobre o status do Copo Americano™ como patrimônio cultural nacional, e sim oferecer um novo olhar sobre este e tantos outros objetos cotidianos e nosso próprio impacto na criação e conservação de patrimônio cultural. Portanto, deixo-lhes aqui a pergunta:

O Copo Americano™ é patrimônio cultural brasileiro?
Continue lendo